Minas Gerais

Terra das minhas linda mulheres.
Me apaixonaria sem pensar
Por cada mulher, por cada mistério.
Por cada terra, por cada serra,

E o silêncio dessas moças.
E o sorriso tímido e olhar discreto.
E o jeito mineiro de ser.
Não há como ser melhor.

Olha o trem,
Vou de trem
Que trem é isso,
Que trem é aquilo

Uai, sô! uai é uai, uai!
Terra do pão de queijo
Do vou ali, vem cá.
Arreda, me espera.

Esse mineirês inventado
Copiado do inglês.
Esse povo bonito
Essa família unida.

Terra amada e odiada.
Conquistada e enganada
Sonho de liberdade.
Libertas quae sera tamen

E se fosse falar dos poetas
Dessas terra ...
Me sentira como um acento
Fora do lugar, da letra certa.

Mas posso falar das cidades ...
Das cachoeiras de Ipoema
Da infância em Itabira
E dos bares de BH.

Minas Gerais,
Terra de Tiradentes
De Guimarães Rosa,
Carlos Drummond de Andrade.

Terra do Zé,
Da dona Maria.
Da dona Geralda
Do meu pai, da minha mãe

Minha terra ...
Que nasci falando uai,
Que cresci falando trem
E morro dizendo saudade.

"Oh, Minas Geras. É tão linda e tão misteriosa. Cheia de riquezas e belezas, 
que só um coração mineiro pode apreciar ..."

2 comentários:

  1. esse poema ficou muito bom...
    impossível nao amat Minas!!!

    vou copiar este post para o meu blog, rsrs

    ResponderExcluir
  2. Acho que é seu melhor poema até agora! SENSACIONAL ^_^

    ResponderExcluir